logo-invicta-badminton-04.svg

A Atleta do Mês é o Nuno Moura. O Nuno está no Invicta desde o início, e anteriormente treinou sempre no JAPorto, Escola de Badminton. Sagrou-se Campeão Zonal Norte em 2022, em Par Homem, com o seu parceiro de sempre, Pedro Pereira. Nesse Zonal também ganhou a final em Singulares Homens (Cat. D).

É com grande orgulho que aceito esta distinção. Mal posso esperar para voltar.

Há quanto tempo jogas badminton?

Desde pequeno que costumava jogar no pátio de minha casa com meu pai, nada de muito sério só aquele passa para lá passa para cá. Passaram se os anos até que em 2013 me juntei ao meu primeiro clube de badminton, o JAPorto.

Recordas-te da primeira vez que jogaste? Com quem foi e onde?

A primeira vez que joguei badminton num pavilhão foi num campo de férias da faculdade de desporto em 2011 onde uma das atividades era o badminton e o treinador responsável era nada mais nada menos do que o nosso Jorge Azevedo.

O que mais recordas dessa iniciação? De bom e de mau, se houver.

Lembro me que mesmo no inicio ja adorava ir jogar e que havia dias em que não conseguia esperar pelo final das aulas para poder ir para o treino.

Como te vês agora no badminton, relativamente a esse início? Fala-nos da tua evolução.

Hoje vejo que todo o esforço valeu a pena, pois sei que todo o empenho e suor me trouxe  a este momento. Mas principalmente noto que a paixão de jogar e fazer desporto e o desejo de fazer mais e melhor ainda continuam comigo tal como no primeiro dia

Além do aspeto desportivo, como achas que o badminton te ajudou em qualquer outro aspeto da tua vida?

Sem dúvida que o badminton me ajudou bastante na minha vida principalmente na parte social, tendo conhecido pessoas de todo o mundo enquanto crescia e onde fiz amizades que levo para a vida

Quem foram ou são os teus grandes influenciadores no badminton?

Aqui não há grandes mistérios. Como é óbvio que o meu maior influenciador foi o Jorge Azevedo pois foi com ele que aprendi tudo o que sei do badminton. Desde a parte mais simples como a pega da raquete até aos dias de hoje onde ainda mostra que tem muito para ensinar.

blog-badminton-nuno-moura-01.jpg

Os teus últimos títulos, com vitória no Zonal Norte, em singular homem e em Par Homem, com o teu parceiro de sempre, o Pedro Pereira, tiveram um significado especial para ti?

Claro que sim, todos nós gostamos de ganhar e poder ter feito isto com o Pedro Pereira (dos meus melhores amigos à muitos muitos anos) foi a cereja no topo do bolo.

Nós começamos os dois a jogar ao mesmo tempo e sempre gostamos de jogar juntos e agora ver onde chegamos é sem dúvida incrível. Realmente não podia ter pedido melhor parceiro

Esta época a tua evolução no badminton foi notória. O que achas que mais contribuiu?

Para ser sincero não sei muito bem dizer o porquê, tal vez agora tenha a cabeça mais no lugar, talvez é por ter um horário melhor o que possibilita ir a mais treinos, não sei. Mas se há um ponto que realmente foi importante foi o excelente trabalho do treinador Roberto Spinola.

A preparação que faz dos treinos e a atenção ao mais pequeno detalhe é notória e reflete-se nos atletas que treina

Devido á tua mudança provisória de país, o badminton na tua vida irá sofrer uma pausa. Contas retomar a prática logo que possível?

Durante os próximos meses estarei na Eslovénia o que limitará baste a prática de badminton mas sem dúvida que continuarei a praticar desporto e fazer exercício de alguma forma e vai sem dizer que quando regressar a Portugal voltarei a jogar o que tanto gosto.

Nota: O Nuno Moura vai estar ausente em Erasmus (mas levou a raquete).

blog-badminton-nuno-moura-02.jpgFalemos do Invicta Badminton Clube: o que achas que o clube trouxe à modalidade?

Numa cidade como o Porto, com milhares de jovens e sempre cheia de energia, fazia falta um clube como o Invicta.

Este clube já tinha sido criado na década de 90 mas ganhou uma nova vida em 2021 e com isso definitivamente ajudou à competitividade do desporto, estando cada vez a trazer mais e melhores atletas para as competições.

Como achas que o IBC pode ajudar o badminton nacional?

O IBC apenas tem de continuar o excelente trabalho que tem vindo a fazer, continuar a apostar na formação de atletas e continuar a disponibilizar a modalidade para todos os que a queiram experimentar.

 

O que dirias a quem está a pensar começar uma atividade desportiva, para convencer a experimentar o badminton?

Digo-lhes que venham experimentar um desporto muito divertido cheio de energia e de  bons momentos.
Digo-lhes que é o desporto de raquete mais rápido do mundo podendo chegar a velocidades superiores aos 400km/h.

E por fim digo que este realmente é um desporto dos 8 aos 80 onde qualquer um, independentemente do seu nível pode jogar e se divertir.

Por fim: o que dirias aos atletas que estão agora a considerar entrar na modalidade ou que competem há pouco tempo?

Para quem está agora a começar digo que se continuem a aplicar nos treinos que dêem sempre o vosso máximo porque desta maneira vão ver que os resultados irão aparecer.

Mas acima de tudo peço vos que se divirtam em todos os treinos pois isso realmente é o mais importante.