logo-invicta-badminton-04.svg

Como Proceder em Competição

Este pequeno guia pretende orientar todos os que dão o primeiro passo nos jogos oficiais. Este passo de participar em jogos mais "a sério" é a evolução natural de quem treina Badminton em regime de lazer. Muitos jogadores e jogadoras ficam nervosos, mas não há efectivamente motivo para tal.

Como diz um dos treinadores do IBC:

"É só um jogo!"

Cuidados Covid

Estando ainda em pandemia não é demais relembrar que em competições oficiais da Federação Portuguesa de Badminton é necessário:

  • Apresentar o Termo de Responsabilidade impresso e assinado (e pelo encarregado de educação no caso de não seniores) perante a organização da prova, à entrada do recinto;
  • Manter distanciamento e ficar na bolha do clube, neste caso a área delimitada e demarcada para os jogadores do Invicta Badminton Clube;
  • Desinfectar as mãos na entrada, antes e depois dos jogos, e na saída.

Chamada de Jogos

Os jogadores devem silenciar as conversas quando há as chamadas pelo sistema de som, de modo a que todos saibam quando é a sua vez de jogar ou arbitar.

Em caso de dúvida ("Parece-me que ouvi o meu nome!?") podem esclarecer perante o juíz-árbitro se foram chamados.

Volantes

Após a chamada, os jogadores devem pedir um volante novo e um usado ao encarregado dos volantes do clube.

Esses volantes devem ser devolvidos e colocados nas respectivas caixas após o jogo.

Antes do Jogo

Ao chegar e ao sair do campo devem cumprimentar com a raquete o árbitro e os adversários.

Devem colocar os equipamentos de um dos lados do campo, o que indicará que é esse o vosso lado durante o sorteio.

Têm aprox. 5 minutos para aquecimento, com os volantes já usados que levaram.

Antes do início do jogo os jogadores devem experimentar os volantes com um batimento. Chegam a acordo qual o volante do jogo e entregam ao árbitro esse mesmo volante.

O árbitro sorteia se vão poder escolher serviço ou lado do campo atirando o volante. O volante irá apontar para um dos lados, tendo esse jogador ou par a prioridade de escolha: "Campo ou Serviço?".

Durante o Jogo

Devem respeitar sempre as decisões do árbitro. Em caso de dúvida de arbitragem podem pedir ao juiz-árbitro o esclarecimento.

Após o Jogo

Após o jogo acontece a retirada de material e a devolução dos volantes ao responsável pelos mesmos, do clube. Quem perde, arbitra o próximo jogo.

Caso haja derrota, o jogador tem tempo para pousar o seu material e deve de seguida e após chamada, dirigir-se à mesa do juíz-arbitro para pegar na prancheta com o jogo que vai arbitrar. Esta atitude requer brevidade para não atrasar os jogos.

Diversão

Acima de tudo divirtam-se e fiquem focados no jogo!